FERIADO 10 JUNHO: DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS!

Advertisements

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebra-se hoje, feriado do 10 de Junho, data da morte de Camões. Este dia é também, o Dia da Língua Portuguesa, dos Cidadãos e das Forças Armadas.

Fonte da foto: Blog Porta da Frente, Praça Luis de Camões, Lisboa – Portugal.

Luís Vaz de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado atribuído pelos Republicanos, ao 10 de Junho, invocando a glória das comemorações camonianas de 1880. O regime apropriou-se de determinados heróis da república, não no sentido laico, mas sim num sentido nacionalista e de comemoração colectiva histórica e propagandistica.

As comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas são celebradas em todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são Presididas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e outras individualidades como o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o Primeiro Ministro, António Costa e outras personalidades. As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além da comemoração das Condecorações feitas pelo Presidente da República.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é comemorado um pouco por todo o mundo. Portugal já foi dono de colónias, nos cinco continentes, este dia é então, comemorado por milhões de luso-descendentes espalhados pelo mundo e cerca de cinco milhões de emigrantes portugueses que vivem fora de Portugal.

Este ano, as Comemorações Oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas iniciaram-se em Portalegre, presididas por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa com o içar da Bandeira de Portugal. As cerimónias terminarão em Cabo Verde, onde terão lugar na cidade da Praia, na ilha de Santiago, e no Mindelo, na ilha de São Vicente.

Viva Portugal! Viva as Comunidades Portuguesas! Viva a Língua Portuguesa!

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.