Dia Mundial Do Teatro!

Advertisements

O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.

Para assinalar a data, decorrem vários espetáculos gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns artistas e suas obras mais importante do teatro. O objetivo fundamental é promover a arte do teatro junto das pessoas.

Este ano, por via da situação Pandémica Covid19 que ainda atravessamos o Dia Mundial do Teatro terá as portas fechadas, mas este dia é assinalado por via de streaming, lives e eventos online.

Para assinalar esta data, partilho uma excelente conversa orientada pelo Município de Benavente com a participação especial dos autores Mário Pereira da Associação Teatral Revisteiros de Samora Correia e Mónica Monteiro do Grupo de Teatro da Sociedade Filarmónica de Santo Estevão.

Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.

Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

A sua origem remonta a 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

Em Portugal, Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano.

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.

Excelente conversa, viva o Teatro!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.