O que é a Aromaterapia e como surgiu na minha vida?

Advertisements

Neste artigo, venho falar-te de 𝘼𝙧𝙤𝙢𝙖𝙩𝙚𝙧𝙖𝙥𝙞𝙖 ou o uso de OE (Óleos Essenciais), bem como é que esta entrou na minha vida. E tu, já tiveste ou tens contacto com a aromaterapia e óleos essenciais?

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝘁𝗼𝗺𝗲𝗶 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝗰𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮? A Aromaterapia chegou até mim, no início deste ano, num momento de debilidade física que se viria a confirmar mais tarde, com o diagnóstico de problemas respiratórios e hipertensão pulmonar. Hoje, posso dizer-te que sou muito grato por esta experiência, bem dito “𝐅𝐋𝐎𝐎𝐌” que me “salvou” a vida e que quase instantaneamente, me devolveu equilíbrio e bem estar físico.

Deixa-me adivinhar, agora ficaste curioso(a) sobre o que quer dizer FLOOM, certo? Envia 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗽𝗿𝗶𝘃𝗮𝗱 , tenho todo o gosto em explicar-te e, quem sabe, não seja a solução que estás a precisar no momento.

Mas, para não me alongar demais, vamos ao tema de hoje.

𝗢 𝗤𝘂𝗲 é 𝗮 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮?

A 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮 é, se quisermos, a mais pura essência das flores, aquela que toca o fundo da nossa alma trazendo a cura através das moléculas extraídas das plantas. Já imaginaste poder tratar das tuas emoções, saúde física e ter qualidade de vida de forma natural e cientificamente comprovada?

A 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮 traz-nos essa possibilidade, a terapia e a ciência, uma arte milenar baseada na fitoterapia, utilizando os óleos essenciais extraídos das plantas aromáticas para fins clínicos, holísticos e farmacológicos desde o antigo Egipto.

Podemos usar a 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮 de diversas formas, como por exemplo: difusor aromático, vaporizações, velas aromáticas, cosméticos naturais, inalações, ingestão de óleo essencial, gargarejos, banhos, escalda-pés, massagens, e diluições onde os seus benefícios são impressionantes nestas diversas formas de utilização.

A 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮 é especialmente uma prática multidisciplinar, indo de áreas tão distintas, como de uma abordagem clínica à holística, da psicologia, onde podemos tratar das emoções até a uma abordagem de marketing olfativo, podendo ser encontrado atualmente como complemento de métodos tradicionais da medicina.

𝗘 𝘀𝗮𝗯𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀? É tão simples aprender a utilizar a Aromaterapia que nos irá proporcionar uma promoção do equilíbrio e bem-estar físicos, mental e emocional.

É uma terapia holística com princípios científicos que utilizam os benefícios dos óleos essenciais para promover o equilíbrio e a saúde no seu todo. Estes princípios científicos podemos encontrá-los na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Institutos Nacionais de Saúde, considerada a maior plataforma de artigos científicos sobre saúde do mundo.

Uma pesquisa rápida ao termo 𝗮.𝗿.𝗼.𝗺.𝗮.𝘁.𝗲.𝗿.𝗮.𝗽.𝗶.𝗮., podemos ver que se trata de uma “terapia que se baseia na utilização de óleos essenciais, geralmente, através de massagem ou inalação.”

No entanto, também podemos descortinar o termo , em que 𝗮.𝗿.𝗼.𝗺.𝗮. significa cheiro agradável, e 𝘁.𝗲.𝗿.𝗮.𝗽.𝗶.𝗮, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental, física ou emocional. É, então, uma prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e bem-estar pessoal, num todo.

É através do olfato que é absorvido a pureza destas moléculas e partículas mais sublimes existentes na mãe Natureza de forma a proporcionar-nos o suporte para as dores emocionais, físicas e mentais através do nosso sistema nervoso central.

Através da extração por diversos métodos diferentes, conseguimos obter uma forma altamente concentrada destas substâncias aromáticas a que chamamos de Óleos Essenciais (abreviatura, O.E.).

Os Ó𝗹𝗲𝗼𝘀 𝗘𝘀𝘀𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 permitem-nos de uma forma simples, prática e eficaz a aplicação da Aromaterapia trazendo inúmeros benefícios mais comumente conhecidos, que são tratamentos tais como: ansiedade, insônia, irritabilidade, apatia, tristeza, depressão, medo, angústia, dores musculares, dores gastrointestinais, problemas respiratórios, dores de cabeça e infinitas outras possibilidades ou, na gíria popular, maleitas.

𝗧𝗶𝗽𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮

Dentro da Aromaterapia podemos identificar três abordagens distintas, com diferentes objetivos, mas com uma única linha condutora ou orientadora: o bem-estar do indivíduo como um todo, isto é, bem-estar físico, mental e emocional ou espiritual.

As três abordagens da Aromaterapia são: clínica, holística e aromacológica.

Mas, afinal, o que significa estas abordagens? Vejamos:

  1. 𝗔𝗯𝗼𝗿𝗱𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗖𝗹í𝗻𝗶𝗰𝗮: é uma abordagem mais voltada para a componente química dos OE (Óleos Essenciais) no que concerne ao tratamento do sistema imunológico, como parte da área farmacológica.
  2. 𝗔𝗯𝗼𝗿𝗱𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗛𝗼𝗹í𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮: tem como principal objetivo o equilíbrio do corpo, mente e espírito usando os efeitos psicológicos e emocionais usando os OE, com mais impacto através da sua utilização em massagens e terapias energéticas.
  3. 𝗔𝗯𝗼𝗿𝗱𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝗰𝗼𝗹ó𝗴𝗶𝗰𝗮: aromacológica é o termo usado para definir cientificamente a influência que os compostos aromáticos têm sobre os nossos sentimentos e emoções e como podem agir de maneiras diferentes em nosso benefício.
   

Chegámos ao fim deste artigo, mas ainda antes de concluir, é super importante que tenhamos bem presente, algumas orientações:

  • Os OE (Óleos Essenciais) são compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas e podem ter, ao mesmo tempo, fragrâncias agradáveis e potentes;
  • Os OE (Óleos Essenciais) não se destinam a tratar, cuidar ou prevenir doenças, muito menos, como um substituto a qualquer tratamento ou terapêutica que eventualmente estejas a fazer. Se conhece alguma patologia, não uses os óleos essenciais sem primeiro consultares o teu médico;
  • Os OE (Óleos Essenciais) devem ser usados puros ou diluídos num óleo carreador vegetal e como complemento com o objetivo de proporcionar mais bem-estar e equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Se não tens conhecimento adequado, não uses ou recomendes a utilização de Óleos Essenciais, sem antes, consultar um profissional de Aromaterapia (Aromaterapeuta).

𝗤𝘂𝗲𝗿𝗲𝘀 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗺𝗼 é 𝗮 𝗔𝗿𝗼𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗶𝗮 𝗻𝗼𝘀 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗶𝘀? Sim, então comenta este artigo com “ᴇᴜ Qᴜᴇʀᴏ!”

Artigo escrito por Joaquim Gomes, Terapeuta Holístico. Crédito das fotos: extraída da internet.

Estou no Facebook www.facebook.com/joaquimgomesterapeuta e no Instagram www.instagram.com/joaquimgomes_terapeuta. Passa por lá, deixa-me o teu “olá” e segue para receberes as notificação dos novos conteúdos.

Gratidão!

Abc, Joaquim

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.