Check-up: à Direção Da Tua Vida!

Advertisements

Recentemente, adquiri o livro “Poder Pessoal”, do autor, fundador e Coach Hugo Van Zeller. Este livro, surgiu na minha vida num daqueles momentos de (auto)descoberta de nós mesmos.

Neste artigo, venho partilhar um dos capítulos deste livro, intitulado: “METAS” que me ajudou imenso e, acredito fazer todo o sentido para ti que me lês e segues. O autor começa por nos questionar: “Tal como fazes um Check-up médico regular, porque não fazeres um check-up à direção da tua vida?”, faz sentido para ti?

A verdade é que nós seres humanos, propositadamente ou não, estamos constantemente a adiar decisões. Então, decidi partilhar 4 Metas essenciais e simples, para que possas começar a aplicar já hoje.

  • Meta 1: relaxa e dedica uns instantes para escreveres o que realmente queres na tua vida neste momento, sem qualquer censura. Esta tarefa tem como objetivo ser um momento de libertação, por isso, não penses muito, liberta apenas. Se já experimentaste fazer isto no passado e não resultou, não te preocupes, podemos sempre recomeçar a cada momento. Se sentires dificuldade, opta por escrever, primeiro, o que já não queres para a tua vida, e assim desbloqueares o que queres. Lembra-te que o objetivo é simplesmente soltares o que está na tua cabeça.
  • Meta 2: escolhe uma área da tua vida e lá dentro coloca um podium como o 1º, 2º e 3º lugares, escolhendo assim os teus três objetivos principais em ordem de prioridade. A ideia é ires deixando de lado o que não interessa, o que não importa, o que não acrescenta valor à tua vida. Lembra-te que o Foco é das competências mais importantes da tua vida.
  • Meta 3: em frente de cada objetivo escreve o Porquê de o queres alcançar. Ou seja, qual o propósito, que benefício concreto trará à tua vida, o que realmente te vai proporcionar a ti e aos outros. Demasiadas vezes baseamos as nossas escolhas em estímulos imediatos ou motivações externas e não suficientemente nos nossos princípios e valores pessoais. Habitua-te a esta pergunta: “Por que, realmente, quero isto?”.
  • Meta 4: aplica a “Fórmula de Objetivos de Sucesso” que se baseia nos quatro passos basilares:
    • Escreve sempre os teus objetivos de forma positiva (dando mais força à solução do que ao problema);
    • Sê o mais específico(a) que puderes (o nosso cérebro tem dificuldades em se focar no que é vago);
    • Faz com que o objetivo dependa única e exclusivamente de ti e não dos outros (responsabiliza-te, pois és só tu que te podes mudar a ti mesmo);
    • Por fim, coloca uma DATA ou um prazo (caso contrário trata-se de um sonho e provavelmente assim continuará).

Em suma, os objetivos para além de serem uma das seções mais importantes do nosso desenvolvimento pessoal e do coaching, representam um (re)direcionamento da nossa própria vida. São os degraus para o nosso crescimento e evolução. Ao construi-los estamos a construir-nos a nós mesmo(a)s, mesmo que não se realizem exatamente como os idealizamos.

Ao atingires determinada meta ou determinado objetivo, habitua-te a vê-lo como uma conquista, como um prémio e celebra-o junto de alguém que gostas muito.

Este capítulo é para mim de grande importância, ajudou-me imenso no meu início (de nova) jornada de desenvolvimento pessoal e de  constante de aprendizagem e evolução do meu eu interior. Acredito e espero que também o seja, para ti ou para alguém que conheças.

Caso tenhas interesse em adquirir o livro, podes fazê-lo diretamente com o autor, clica aqui. Recomendo, que procures saber mais junto do autor, sobre a Academia Internacional de Coaching.

Partilha comigo, nos comentários, se este artigo te ajudou. Se precisares de alguma ajuda, conta comigo, envia-me mensagem.

© créditos foto do livro Poder Pessoal e do artigo para Hugo Van Zeller, site www.hugovanzeller.com.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.