Aromaterapia e Beleza: Pele e Tipos de Pele.

Advertisements

No dia de ontem, iniciei aqui no blogue uma série de artigos relacionados com a aromaterapia e beleza.

No primeiro artigo, verificamos que os Óleos Essenciais quando inseridos na nossa rotina diária de cuidados da pele, ajudam no rejuvenescimento e embelezamento do rosto e corpo. Outros fatores importantes, como uma alimentação saudável, beber água mineral e um estilo de vida saudável contribuem, igualmente, para uma pele bonita e cuidada. Podes (re)ler o artigo, ao clicar aqui.

Aromaterapia e Beleza: Estilo de Vida

No artigo de hoje, falo-te da pele, das suas camadas e funções.

A pele é o maior órgão do corpo humano, e as suas funções incluem a regulação da temperatura e a produção de vitamina D, para além da proteção do próprio corpo. Assim, a pele divide-se em três camadas principais, cada uma com as suas características muito específicas. 

A pele divide-se então, por camadas.

A primeira, a camada exterior ou superficial, chama-se epiderme, também conhecida como stratum corneum. É isto que vemos quando olhamos para a superfície da pele: um extrato de células mortas, de aparência lisa.

A segunda, a camada do meio, chama-se derme e é consideravelmente mais espessa do que a epiderme. Contém vasos sanguíneos e linfáticos, folículos pilosos, terminações nervosas sensoriais e glândulas sebáceas e sudoríparas. A derme fabrica novas células vivas, que gradualmente vão emergindo à superfície- ou epiderme.

A terceira, a camada inferior da pele, é conhecida como a camada subcutânea ou hipoderme. É aqui que se localizam os músculos que mantêm a pele tonificada e firme, para além dos tecidos gordos que a sustentam.

À medida que envelhecemos, o processo natural de renovação das células vai abrandando e a elasticidade juvenil da pele vai diminuindo. Os produtos rejuvenescedores da aromaterapia para a pele estimulam a regeneração das células na derme, ajudando a manter um aspeto bonito e saudável à medida que envelhecemos. 

No próximo artigo, falar-te-ei dos diferentes tipos de pele. Sabes qual é o teu tipo de pele? Deixa aí a tua resposta nos comentários deste artigo.

Subscreve o blogue e recebe informação no email, dos novos artigos e conteúdos, fica atento(a)!

Este artigo foi escrito e inspirado no guia/manual “A Bíblia da Aromaterapia” de Gill Farrer-Halls.

3 thoughts on “Aromaterapia e Beleza: Pele e Tipos de Pele.

  1. Pingback: Aromaterapia e Beleza: Pele Madura.

  2. Pingback: Aromaterapia e Beleza: Pele Oleosa.

  3. Pingback: Aromaterapia e Beleza: Pele Mista.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.