5 Dicas Para Aumentar a Tua AutoEstima!

Advertisements

Fonte: zenklub.com.br.

Neste artigo, venho partilhar contigo 5 Dicas para Aumentar a Tua AutoEstima!

Sabes aqueles momentos “existenciais” de introspeção, em que nos questionamos se gostamos de nós mesmos? Existem pessoas que são orgulhosas nas pessoas que elas próprias são ou se tornaram. Outras, nem por isso, apontam em si mesmas caracteristicas a melhorar.

A insatisfação é nata ao ser humano, nunca estamos 100% satisfeitos e isso, também, não é mal nenhum. Existe sempre algo que possamos melhorar para nos elevarmos e acrescentarmos á vida dos outros. Concordas?

Existem atualmente, diversas formas de encontrarmos ajuda, como por exemplo:  terapias,  livros sobre determinados assuntos, a meditação, comunidades que partilham o mesmo propósito. Cabe-nos a nós mesmo(a)s procurar aquela que melhor se adequa às nossas necessidades.

Mas, afinal, o que é a autoestima? 

Podemos assim dizer, que a autoestima é a opinião que cada um tem de si próprio(a), construída a partir das suas experiências pessoais, assente na sua autoimagem e na imagem que os outros têm sobre nós.

Mesmo assim, a autoestima é também definida a partir de experiências do passado. A verdade, é que uma pessoa com uma “boa” autoestima é capaz de se relacionar melhor e se posicionar melhor diante da sociedade e muitas vezes, ter mais empatia. Certamente que concordas comigo!

Aumentar a autoestima é um processo que poderá exigir muito de nós.

Acredito que é uma jornada que começa em nós mesmo(a)s, que passa por termos uma relação connosco mesmo(a)s de aceitação e amor por nós próprios.

Deixo-te, agora, 5 Dicas para Aumentares a Tua AutoEstima!

1-Autoconhecimento

O autoconhecimento é a base de qualquer caminho que desejemos fazer. Necessitamos primeiramente, de identificar os nossos pontos fortes e fracos, compreendermos as nossas limitações e como estes surgiram, para assim, nos amarmos. Uma ferramenta poderosa que descobri e me ajudou imenso, no meu processo de autoconhecimento foi a Numerologia. Foi através da Numerologia e do meu Mapa Numerológico que aprendi tanto sobre mim mesmo. Recomendo!

2-Sê Realista

Nada pode ser tão frustrante quanto definir expectativas irrealistas. Certamente, que já te propuseste em fazer uma dieta para perder 10 quilos numa semana, ou caminhar meia hora por dia durante duas semanas. Provavelmente isso não aconteceu ou não irá acontecer pois é uma expectativa irrealista que nos irá frustrar ainda mais por não cumprimos ou termos cumprido o objetivo.

3-Imperfeito é melhor do que perfeito

Acredita, a perfeição pode paralisar-te! O perfecionismo é um dos hábitos mais destrutivos que podemos cultivar. Temos medo de cometer erros de não satisfazer as expectativas dos outros e isso conduz-nos à infelicidade, a procrastinarmos e, consequentemente, diminui a nossa autoestima. Este processo repete-se infinitamente, tornando-se num circulo vicioso.

No meu Instagram/@joaquimgomes_terapeuta partilhei 3 Dicas Para Parar de Procrastinar.

Por isso, já sabes a imperfeição é melhor que a perfeição. Não pretendo com isto dizer, que devemos ser imperfeitos naquilo que fazemos, mas sim, agir e fazer, fazer acontecer. Devemos sim, fazer sempre um bom trabalho e procurarmos fazer sempre mais e melhor. A vida apresenta-nos novos desafios a cada instante, se vamos ficar à espera pelo momento perfeito, nada acontecerá. Procura maior flexibilidade e lida com as imperfeições com bom-humor e como ponto de partida, para melhorar na próxima fase/etapa.

4-Não te compares com os outros

Cada vez mais, me venho apercebendo que o ser humano está sempre com os olhos voltados para a vida alheia. Estamos constantemente com os olhos postos nas redes sociais de um(a) amigo(a) ou colega de trabalho e, quase que “invejamos” as suas fotografias ou o estilo de vida.

Acredito que isso por vezes, pode interferir o modo como olhamos para a nossa própria vida. Estamos sempre a compararmo-nos com os outros e não vivemos a nossa própria vida, na sua mais plena essência e veracidade. Estarei enganado?

É necessário apreciar as nossas próprias conquistas, acreditarmos em nós, fazer aquilo que desejamos ao invés de querer viver a vida dos outros ou não vivermos a nossa vida por medo ou receio do que o outro vai dizer a nosso propósito.

5-Exercita-te

Está provado que o exercício físico melhora o nosso corpo e mente. Estimula a produção de serotonina e liberta as toxinas do organismo. É também uma forma de autocuidado. Nós precisamos de aprender a cuidarmos mais de nós mesmos e isso é a maior demonstração de que temos autoestima. Experimenta!

Então, diz-me aí nos comentários, se tivesses que avaliar a tua autoestima de 0 (muito mau) a 10 (muito bom), como avalias a tua autoestima?

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.