4 Dicas Para Criar o Hábito Da Leitura!

Advertisements

Fonte: soupro.olx.pt.

Neste artigo, começo por perguntar-te: gostas de ler?

Pois bem, já deu para entender que neste artigo venho falar-te de leitura.

Confesso que durante algum tempo, a leitura foi algo que ficou num segundo plano. Atualmente, e já de há algum tempo para cá, retomei a leitura e procuro criar o hábito da leitura. Recentemente, a busca por me conhecer melhor, conduziu-me à descoberta do autoconhecimento e a (re)descobrir a necessidade da leitura. Já aconteceu contigo?

Assim, neste artigo partilho contigo 4 Dicas que me ajudam a criar o hábito da leitura e, acredito, que resultem também para ti!

Vem daí, pega no teu diário, no bloco de notas ou num papel e uma caneta e toma nota.

1º Hábito: Leva sempre um livro contigo

Para que possas incluir o hábito da leitura na tua rotina diária, leva sempre contigo na bolsa ou mochila, um livro. Aproveita os tempos livres ou o período da deslocação para o trabalho e lê uma página ou alguns parágrafos do teu livro. Nem que seja, uns meros cinco minutos por dia.

Esta é uma excelente forma de preencher os espaços vazios e, muitas vezes, monótonos do teu dia-a-dia, esta prática pode também ser uma ótima estratégia para teres acesso a mensagens positivas mesmo nos momentos mais desafiantes da tua vida.

2º Hábito: Cria metas de leitura

Para quem não tem o costume de ler, esta tarefa pode ser bastante desafiadora para manteres o foco num determinado texto. Se não tens o hábito da leitura, procura não abandonar a prática da leitura para não te desalinhares com o raciocínio do autor.

Uma boa estratégia é criares metas diárias, semanais ou mensais, como ler uma capítulo de cada vez. Podes também definir horários específicos, livre de distrações para dedicares à leitura, nem que seja (como já referi) uns meros cinco minutos por dia.

3º Hábito: Elimina/ Evita distrações

A nossa concentração é um grande desafio da vida moderna. São inúmeras as distrações que rapidamente nos desligam do que estamos a fazer, o mesmo acontece quando estamos a ler. Por isso, procura estar num sítio calmo e tranquilo para esta prática.  e longe do telemóvel.

Experimenta desligar o telemóvel ou desativar as notificações.  Procura um ambiente tranquilo ou até mesmo, junto da natureza. Usa o momento da leitura para te desconectares do mundo e conectares-te contigo mesmo, com o conteúdo que estás a ler e desfruta ao máximo dessa experiência.

4º Hábito: Faz anotações

Uma das formas de tornar a leitura uma atividade prazerosa e incorporá-la no teu dia-a-dia, é fazer anotações. Podes fazê-la no próprio livro ou manual que estás a ler ou num caderno ou diário. É uma maneira bem simples de prestar mais atenção ao que estás a ler e fixar as aprendizagens na tua mente e coração.

Eu sou um adepto de livros físicos, adoro sublinhar e criar as minhas notas. Algum tempo depois, ao reler, essas anotações estarão presentes na minha mente e, certamente, irão trazer-me novas emoções e perspetivas diferentes daquelas que surgiram inicialmente. Também acontece contigo?

Diz-me aí, nos comentários se já praticas algumas destas dicas e qual o livro que estás a ler ou que me recomendas a leitura.

Atualmente, estou a ler alguns livros, destaco dois deles:

“Cura o Teu Corpo e as Tuas Emoções”, de Lisa Joanes.

“Pense e Fique Rico”, de Napoleon Hill

E, estas são ad 4 dicas para criares o hábito da leitura na tua rotina diária.

Se procuras ideias ou sugestões para próximas leituras, clica AQUI e vês algumas sugestões com descontos incríveis na Wook.

Boas leituras!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.